Conheça os 4 principais segmentos do mercado financeiro

marielly Colombo
marielly Colombo marielly Colombo
3 Min Read
Amauri Jacintho Baragatti

O mercado financeiro é um universo cheio de especificações, nomenclaturas e conceitos próprios. O Advogado Amauri Jacintho Baragatti afirma que para quem tem interesse sobre o mundo das finanças precisa estar antenado na forma como ele funciona e quais as suas novidades, principalmente para aqueles que têm interesse em começar a investir.

Dessa forma, se você deseja saber mais sobre algumas especificações do mercado financeiro e como ele funciona, o Advogado Amauri Jacintho Baragatti afirma que é possível introduzir-se ao assunto entendendo os seus quatro principais segmentos.

Quer entender quais são eles? Acompanhe este artigo até o final!

Os quatro principais segmentos do mercado financeiro

O mercado financeiro é um sistema muito organizado. Da mesma forma que um supermercado é dividido em setores para facilitar a compra do consumidor, assim é o mercado financeiro e seus segmentos. São eles: o Mercado Cambial, o Mercado de Crédito, o Mercado Monetário e o Mercado de Capitais. Entenda melhor sobre cada um deles a seguir.

  1. Mercado Cambial

O Mercado Cambial, ou Mercado de Câmbio, é onde ocorrem as movimentações de moeda estrangeira em um país, sendo através dele que ocorre a obtenção de moeda estrangeira para viagens a outros países. O Advogado Amauri Jacintho Baragatti explica que também é por meio do Mercado Cambial que investidores e empresas realizam as transações de recursos internacionais por meio de importações e exportações, além de outros.

  1. Mercado de Crédito

Podendo ocorrer por meio de instituições financeiras e não financeiras, o Mercado de Crédito visa atender as necessidades de pessoas físicas ou de empresas que necessitam de recursos, seja a curto ou a longo prazo. É neste segmento de mercado onde ocorrem empréstimos e financiamentos, explica o Advogado Amauri Jacintho Baragatti.

  1. Mercado Monetário

É por meio do Mercado Monetário que o dinheiro em circulação de um país é cuidado. Nele, ocorrem transações de curto e curtíssimo prazo junto das principais instituições financeiras de um país, como operações para controle de moeda e da taxa de juros com o objetivo de garantir a liquidez de um país. 

  1.  Mercado de Capitais

O Mercado de Capitais é essencial para aproximar a relação entre as empresas e os investidores. O Advogado Amauri Jacintho Baragatti afirma que é por ele que as empresas conseguirão recursos de investidores por meio da negociação de títulos, ações, debêntures e etc. É através dele que ocorrem as transações da bolsa de valores, por exemplo.

Em resumo, o Mercado Financeiro pode ser entendido através destes quatro segmentos, sendo possível aprofundar nos mecanismos e funcionamentos de cada um para ter um conhecimento ainda maior sobre investimentos e economia. 

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário