Como proteger contas bancárias no celular

marielly Colombo
marielly Colombo marielly Colombo
3 Min Read
Márcio Alaor de Araújo

Os smartphones tornaram-se espécies de extensões do corpo e da vida de um ser humano. Isso porque neles há dados, contatos, aplicativos, fotos e vídeos, ciclo social etc. Por isso, o empresário Marcio Alaor de Araujo salienta a importância de proteger dados e contas do celular, pois se porventura um bandido o furta, os contratempos são inúmeros.

Neste ano, um vereador foi roubado em uma rodovia de SP em um ato covarde: os bandidos quebraram a janela de seu carro e furtaram seu celular. Marcio Alaor de Araújo explica que, ao todo, roubaram mais de R$60.000,00 através de transferências bancárias. Nesse sentido, com esse delito e incidentes que tornaram-se cada vez mais recorrentes, houve uma mobilização maior quanto aos riscos.

Mas por que bandidos conseguem acessar dados e aplicativos?

A resposta é muito simples. Toda a dinâmica de roubo e fraude torna-se facilitada ao passo que a recuperação de senha é realizada no e-mail ou por sms, explica Marcio Alaor de Araujo. Desse modo, mesmo não possuindo a senha de aplicativos bancários e financeiros, os bandidos conseguem modificá-las.

Como proteger contas bancárias no celular:

Medidas urgentes:

  • Ligue imediatamente para a operadora telefônica e realize os procedimentos de segurança para bloquear o chip e celular;
  • Entre em seu email e selecione sair de todos os dispositivos logados;

Medidas preventivas:

  • Implemente recursos de bloqueio no aparelho, como o PIN no chip;
  • Não anote senhas no bloco de notas e nem salve suas senhas;
  • Ative um sistema de remoção de dados de forma remota;

O empresário salienta que é necessário saber o número IMEI do aparelho para realizar o bloqueio na operadora telefônica, além disso, associar o e-mail é uma boa alternativa para agilizar o processo em casos de furto.

Encontre meu Dispositivo

Além disso, o aplicativo Encontre Meu Dispositivo para Android oferece uma série de recursos que implementam a segurança, uma vez que é possível limpar o aparelho e proteger a conta do Google através dele. O empresário Marcio Alaor de Araujo ressalta que o smartphone deve estar com o local ativo a todo momento.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário