Saiba as principais habilidades que o profissional do futuro precisa desenvolver

O mercado muda a todo instante e é essencial que os profissionais acompanhem esse processo de mudança para se tornarem profissionais atualizados, desse modo, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez fala sobre o profissional do futuro e quais as principais habilidades e competências a serem desenvolvidas. Desse modo, se você deseja estar atento a todas essas mudanças, acompanhe o artigo abaixo. 

 Sobre esse tema, vale ressaltar que é necessário pensar em atitudes e competências para esse profissional, ou seja, saber lidar com conflitos internos e desempenhar uma boa adaptabilidade no ambiente de trabalho configura-se como atitudes. Já analisar dados e infográficos, bem como manusear certos tipos de ferramentas são habilidades desenvolvidas por profissionais. Dessa forma, o empresário Sérgio Wilfrido Vasques Benitez afirma ser necessário desenvolver ambos os conceitos para tornar-se um profissional de alta categoria.

Comunicação 

O primeiro a ser citado por Sergio Wilfrido Vasques Benitez, sem dúvidas, é a comunicação, uma área bastante pertinente e essencial para a maioria dos profissionais, exceto àqueles que não trabalham em projetos em equipe. Dessa maneira, saber se comunicar e se expressar de maneira assertiva, falar bem em público, perguntar de maneira eficiente, elevar o nível de uma conversa ou reunião, desempenhar o papel de escuta ativa, sintetizar e repassar mensagens, dentre outras competências/habilidades são essenciais para esse profissional. 

Postura de liderança

Além disso, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez afirma que para o profissional do futuro, uma postura de liderança precisa ser estabelecida, isso porque as novas startups que estão surgindo buscam descentralizar e diminuir a hierarquização, promovendo equipes focalizadas em trabalhos e projetos. Dessa maneira, desenvolver uma atitude de liderança pode ser bastante vantajoso a depender das circunstâncias da organização e do trabalho.

Planejamento 

Referindo-se um pouco à postura de liderança, vale dizer que o planejamento e as maneiras de trabalho são essenciais, segundo Sergio Wilfrido Vasques Benitez. Dessa maneira, possuir um pensamento ágil na tomada de decisões e resoluções de conflitos internos na empresa, priorizar tarefas de maneira eficaz, bem como criar ou acompanhar um bom desenvolvimento dos planos de trabalho são conceitos vistos na seara de planejamento.