Conheça os alimentos que devem ser evitados por portadoras de endometriose

marielly Colombo
marielly Colombo marielly Colombo
3 Min Read
Orcione Ferreira Guimarães Júnior

Você sabia que as mulheres portadoras de endometriose precisam evitar alguns alimentos? Orcione Ferreira Guimarães Júnior é um profissional da saúde feminina e acredita que existem diversos alimentos específicos que podem prejudicar o endométrio, interferindo até mesmo no tratamento de quem está cuidando da doença. Neste artigo, é possível conferir quais são esses alimentos. Confira!

Endometriose: seus efeitos e cuidados

A endometriose é uma doença muito comum nas mulheres, principalmente naquelas que possuem o fluxo menstrual intenso, tendo bem mais chances de desenvolver essa doença. Trata-se de uma doença decorrente da excreção errônea da menstruação, isto é, o sangue menstrual não é expelido pelo lugar correto, fazendo com que ele passe pelas trompas e cai nos órgãos, afetando o funcionamento dos mesmos atingidos. 

Ainda, segundo Orcione Ferreira Guimarães Júnior, é essencial entender como essa é uma doença silenciosa e ao mesmo tempo bastante agressiva. Ela pode trazer diversos efeitos ao corpo sendo eles não muito visíveis, como mudanças hormonais, espinhas fora do normal, inchaço, queda de cabelo e até mesmo dar espaço para a aparição de outras doenças, como ovários policísticos.

Dessa forma, faz-se importante a conscientização dos cuidados anuais e exames frequentes, principalmente nas mulheres já diagnosticadas com esse problema. De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a endometriose pode ser tratada com medicamentos ou, caso eles não sejam suficientes, com uma cirurgia de limpeza do sangue nos órgãos. 

Alimentos que devem ser evitados

Se você é uma mulher portadora de endometriose, provavelmente deve saber que existem algumas restrições quanto a determinadas medicações e até mesmo alguns alimentos. Os anti-inflamatórios são essenciais a serem evitados porque interferem no tratamento medicamentoso, podendo até fazer a menstruação ficar mais intensa. Sendo assim, confira os principais alimentos a serem evitados:

  • Carne vermelha
  • Leite
  • Alimentos embutidos 
  • Álcool
  • Glúten

Pelo fato da endometriose não ter cura, é essencial ser tratada. Esses alimentos têm ações anti-inflamatórias, podendo interferir na eficácia do tratamento dessa doença e prejudicando os cidadãos com a saúde da mulher. Além disso, eles podem agir, também, em outros problemas ao redor do corpo.

O acompanhamento especializado é essencial

Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o tratamento da endometriose e a cirurgia só podem ser feitos sob supervisão de um profissional especializado na saúde feminina, garantindo cuidado e eficiência nesses dois processos. Dessa forma, é importante sempre atualizar os exames e estar em contato constante com um especialista qualificado nessa área.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário