Agricultura Orgânica: Leonardo Walter explica como funciona e quais são as vantagens  desse tipo de agricultura sustentável

marielly Colombo
marielly Colombo marielly Colombo
4 Min Read
Leonardo Walter

Você conhece os tipos de agricultura sustentável? Sabia que a agricultura orgânica está incluída nessa lista? O fundador e CEO da Nature BioTek, Leonardo Walter, explica que a agricultura sustentável tem como princípio 3 grandes objetivos: conservar o meio ambiente, propiciar unidades agrícolas lucrativas e criar comunidades agrícolas que sejam prósperas. Nesse sentido, se você possui interesse no assunto e deseja compreender como funciona a agricultura orgânica, leia o artigo até o final!

Agricultura Orgânica

Sendo popularizada somente no ano de 1960, a agricultura orgânica trata-se de um modelo de produção que tem como fito reduzir os impactos ambientais, além de contribuir com a produção de alimentos mais saudáveis. Assim como a empresa Nature BioTek, fundada por Leonardo Walter,  preza por uma agricultura totalmente sustentável sem danos tóxicos no meio produtivo, a agricultura orgânica tem como preceito a não utilização de defensivos químicos, por exemplo. 

Além de uma produção sem agrotóxicos, esse tipo de agricultura também não utiliza fertilizantes sintéticos, sementes modificadas e nem reguladores de crescimento animal. Por ser um Laboratório e Indústria de Produtos Agrícolas Atóxicos, a Nature BioTek atua também de modo a contribuir com essa agricultura, uma vez que atua contra o uso indiscriminado de inseticidas sintéticos, buscando melhorias no ramo mediante a comercialização de inseticidas naturais.

Podemos perceber que a principal finalidade da agricultura orgânica é fornecer uma maior sustentabilidade econômica e ambiental. Para atender a esse segmento agrícola, Leonardo Walter explica que nesse tipo de agricultura são utilizados métodos e ferramentas sustentáveis, a exemplo dos estercos de animais, adubação verde, utilização de energias renováveis, dentre outros fatores, que são aplicados em todo o processo produtivo.

Sabemos que a produção agrícola tradicional está atrelada a diversos problemas sociais e ambientais, seja pela contaminação das águas, do solo, e até mesmo o desemprego e condições de saúde dos trabalhadores rurais. Sendo assim, a agricultura agrícola surge para modificar esse meio e trazer uma maior consciência populacional acerca dos modelos alternativos de agricultura, que além de contribuir para o meio ambiente, também proporcionam alimentos mais saudáveis para a sociedade.

Nature BioTek

O fundador e CEO da Nature BioTek, Leonardo Walter, menciona que os defensivos químicos são os grandes vilões do meio agrícola, no combate às pragas e doenças nas lavouras. Todavia, com técnicas e investimentos em formas alternativas, como é o caso da empresa Nature BioTek, a agricultura orgânica vem tomando espaço nesse ramo e se fortificando com o uso de produtos naturais que são empregados com o mesmo propósito que os sintéticos.

Por fim, Leonardo Walter comenta que, além dos inseticidas naturais terem o mesmo objetivo dos sintéticos, podemos mencionar ainda uma série de vantagens no seu uso, tais como: maior segurança alimentar, fácil aplicação e preparação uma vez que são produzidos com restos de colheitas e espécies vegetais; além de serem biodegradáveis e melhorarem a qualidade de vida tanto dos trabalhadores quanto dos consumidores.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário