A combinação sustentável de agricultura e florestas: entenda essa ideia

Giampiero Rosmo
Giampiero Rosmo Giampiero Rosmo
3 Min Read
Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino

Sabe-se que o cultivo de frutas e hortaliças, bem como a criação de animais pode prejudicar a preservação das florestas, certo? Para Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, empresário da Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, é possível, no entanto, estabelecer um equilíbrio entre a atividade econômica e a conservação ambiental. Quer saber como? Então, continue acompanhando este artigo!

Na concepção do empresário do ramo de hortifruti, Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, a combinação sustentável entre agricultura e florestas pode ser a resposta para preservar o meio ambiente e manter a prática econômica rentável. E isso pode ocorrer por meio dos Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Os Sistemas Agroflorestais e seu funcionamento

Os Sistemas Agroflorestais são modelos que têm como objetivo a coexistência de um ou mais cultivos em um espaço comum, sem causar prejuízos à natureza. Desse modo, foram pensados para criação de animais, cultivo de frutas, hortaliças e plantas sem impacto negativo nos ecossistemas e florestas da região.

Eles são, de acordo com o empresário Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, divididos em três: o agrissilvicultural (ocupação do solo por espécies florestais e agrícolas), o silvipastoril (integração entre plantio de árvores e criação de animais) e o agrossilvipastoril (integra a relação entre cultivo de frutas, hortaliças e espécies florestais e criação de animais).

O empresário da Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, cujo CNPJ é  29129081000106, indica também que esses sistemas podem ser simples (utilizando apenas duas espécies) ou complexos (com manejo de três ou mais espécies num único local). Além disso, a disposição das espécies pode ocorrer de três maneiras: irregular (sem seguimento de ordem no cultivo), uniforme (distribuição das culturas de maneira sistemática e organizada) e mista (une características das outras duas maneiras).

Assim, o empresário Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino acredita que os Sistemas Agroflorestais são fundamentados na integração de ciclos distintos de cultivos para utilizar o solo de maneira produtiva, maximizando as áreas produtivas, porém, sem deixar de lado os cuidados com o meio ambiente. 
Quer saber mais sobre cultivos alternativos de plantas? Então, não deixe de entrar em contato com a Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti através do telefone e Whatsapp (92) 99680-5832 ou pelo e-mail [email protected]. E para comprar alimentos de qualidade utilizando os meios mais seguros de cultivo, não deixe de visitar o varejo na Avenida Joaquim Nabuco, 26-A, no centro de Manaus, Amazonas – CEP: 69005-080.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário