Espumante, moscatel e frisante: veja as diferenças e como harmonizar na hora de comer

Igor Semyonov
Igor Semyonov Igor Semyonov
3 Min Read

Brut, nature, seco, demi-sec…entenda de vez o que são essas siglas.

“Levo espumante, moscatel ou frisante?”. Você já ficou com essa dúvida na hora de escolher uma bebida para a festa ou para um almoço ou jantar?

O sommelier Vinni Lima, da vinícola Miolo, explica no VÍDEO acima como escolher a bebida certa para cada tipo de comida.

Já o enólogo Ricardo Morari, da Associação Brasileira de Enologia (ABE), detalha abaixo quais as diferenças entre espumante, moscatel e frisante, no que diz respeito à fermentação, os tipos de uva e presença de gás carbônico (o que forma as borbulhas).

- Advertisement -

O espumante tem duas fermentações: uma que transforma o açúcar em álcool, dando origem ao vinho. E outra que gera as borbulhas (veja aqui como a ‘mágica’ das bolhas acontece);
O moscatel tem uma única fermentação, que é interrompida na metade quando o líquido atinge um teor alcoólico entre 7% e 10%. Com isso, o espumante acaba ficando com mais açúcares residuais da fermentação. É por isso que ele é mais doce;
As borbulhas do frisante, no geral, são formadas por gás carbônico injetado artificialmente no vinho, assim como nos refrigerantes e água com gás. No entanto, há frisantes que têm gás natural, formado a partir do mesmo processo que o espumante. De todo modo, o frisante tem menos gás que o espumante e o moscatel.

Brut, seco ou doce?
Os detalhes do mundo das borbulhas não acabam nunca. Já percebeu que nos rótulos dos espumante e frisantes têm um monte de nomezinho complicado? Como Brut, Nature, Demi-Sec?

O enólogo Ricardo Morari explica que essas variações nada mais são do que os diferentes níveis de açúcar de cada bebida. Veja os detalhes abaixo.

O enólogo Ricardo Morari destaca que, no caso do Moscatel, não há um limite de teor de açúcar previsto em lei, mas que, geralmente, chega no máximo até 80 gramas por litro.

Créditos ‘De onde vem o que eu como’:
Coordenação editorial: Luciana de Oliveira
Edição e finalização: Marih Oliveira
Narração: Marih Oliveira
Reportagem: Paula Salati e Marcos Serra Lima
Produção e Roteiro: Paula Salati
Coordenação de vídeo: Tatiana Caldas e Mariana Mendicelli
Coordenação de arte: Guilherme Gomes
Direção de arte e ilustrações: Luisa Rivas, Vitoria Coelho, e Veronica Medeiros
Fotografia: Marcos Serra Lima
Motion: Vitória Coelho

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário