Empreendedorismo vs. autonomia: empreender garante mais flexibilidade na rotina?

Giampiero Rosmo
Giampiero Rosmo Giampiero Rosmo
3 Min Read

Há muitos anos, diversas pessoas nutrem o desejo de entrar no mercado e se tornar grandes empreendedores. Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, isso se deve ao fato de que essas pessoas desejam ter mais autonomia, conquistando mais flexibilidade na rotina ao se tornarem seus próprios chefes. Mas até onde esse sonho do empreendedorismo é real?

De acordo com o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a flexibilidade da rotina e a autonomia de trabalho são dois conceitos que, por muitos anos, têm sido distorcidos quando relacionados à rotina de um empresário. Por isso, é muito importante entender sobre como essas coisas funcionam em conjunto. Se você tem interesse em saber mais sobre este tema, continue lendo este artigo!

Autonomia e flexibilidade: o que são?

Em primeiro lugar, é muito importante compreender melhor sobre a definição dos conceitos de autonomia e flexibilidade. Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a autonomia consiste tanto na capacidade de uma pessoa em agir por conta própria e com liberdade, quanto em sua possibilidade de responder por conta própria. Essa autonomia, pode sim ser conquistada através do empreendedorismo.

Já o segundo termo, flexibilidade, significa que o profissional tem a capacidade de se adaptar em diferentes ambientes e cenários no espaço de trabalho. Para os empreendedores, a flexibilidade também significa a possibilidade de organizar seus horários e rotinas como bem entendem. Dessa forma, não há a necessidade de cumprir horários específicos ou metas.

Rotina de um empreendedor

Algo muito importante a ser notado é que ter autonomia e flexibilidade no trabalho não significa fazer as coisas quando e onde bem entender. Na realidade, ao pensar na rotina de um empreendedor, é possível perceber que esses profissionais possuem mais demandas diárias que alguns de seus próprios funcionários.

Dessa maneira, o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães acredita que, ainda que exista a autonomia e a flexibilidade para os empreendedores, eles ainda precisam cumprir com horários de reuniões e tarefas específicas, acompanhar de perto a rotina da empresa, estar atento a qualquer problema que possa surgir e muitas outras questões que limitam essa liberdade profissional que é vendida. 

Como ser um bom profissional sem exagerar na flexibilidade 

Por fim, se você deseja se tornar um empresário de sucesso e garantir mais autonomia e flexibilidade de trabalho, assim como o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, é necessário estar atento para o seu negócio. Principalmente sabendo lidar com planejamentos e metas, a fim de não se perder com a liberdade conquistada e de se tornar um profissional de referência no mercado de empreendimentos.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário