Confira dicas para manter a postura correta

marielly Colombo
marielly Colombo marielly Colombo
4 Min Read
Sergio Wilfrido Vasques Benitez

Manter uma posição inadequada da postura é uma das principais causas de lesões na coluna e dores nas costas. Por outro lado, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez esclarece que, ao manter uma postura adequada, o indivíduo propicia uma série de benefícios para o corpo, como diminuição ou eliminação de dores na região dos joelhos, cintura e coluna; diminuição de problemas digestivos; melhoria no aspecto físico; melhoria na saúde dos pulmões devido boa oxigenação e diminuição das dores musculares. 

Por isso, adotar pequenas mudanças que ocasionam hábitos de melhoria da postura no dia a dia é fundamental para conquistar uma postura correta e, por consequência, uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Assim, Sergio Wilfrido Vasques Benitez reúne dicas para manter a coluna na posição correta. Confira:

  1. Atente-se à postura durante o dia

Uma postura ruim, muitas vezes, é resultado de pequenos hábitos diários não perceptíveis pelos indivíduos. Assim, a primeira dica de Sergio Wilfrido Vasques Benitez é a de prestar atenção aos detalhes de seu corpo, por mais que essa não seja uma tarefa fácil, com esforço é possível modificar os pequenos erros cometidos no dia a dia que prejudicam a saúde de sua coluna. 

  1. Opte por dormir numa posição confortável

Uma postura correta no momento de repouso também é fundamental para o cuidado com a saúde da coluna e para melhor alinhamento corporal durante o dia. Desse modo, Sergio Wilfrido Vasques Benitez indica que o indivíduo durma com a barriga posicionada para cima, evitando uso de travesseiros muito altos. Além disso, dormir de lado com um travesseiro entre as pernas é um meio de evitar o peso nos joelhos. 

  1. Não carregue pesos em excesso

Evitar o carregamento de peso excessivo pode não ser uma tarefa fácil, pois depende da sua rotina profissional e pessoal. Por isso, Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que, para corrigir esse processo, é preciso atenção aos pequenos detalhes do dia, como por exemplo:

  • Distribuir o peso das sacolas de supermercado em ambos os braços para não sobrecarregar um dos lados do corpo;
  • Optar por mochilas acolchoadas e com suporte para coluna em caso de locomoção com peso, evitando sempre carregá-lo em um único ombro, caso seja necessário, utilize malas de rodinhas para não carregar o peso nas costas.
  1. Pratique exercícios físicos e se alongue

Diversas são as atividades físicas que podem auxiliar na tonificação dos músculos, ocasionando uma base de sustentação mais eficiente. Além disso, Sergio Wilfrido Vasques Benitez esclarece que atividades como Yoga, Pilates ou dança auxiliam na correção da postura. De mesmo modo, o alongamento é um modo de ampliar os movimentos corporais, relaxar a musculatura e aliviar tensões.

  1. Aprenda a distribuir corretamente o seu peso corporal

Por fim, Sergio Wilfrido Vasques Benitez reforça que, ao manter-se de pé, o correto é arrumar o corpo de modo que fique apoiado sobre os dois pés. Isso porque, se o peso for distribuído em uma única perna, a coluna tende a sofrer deformações que ocasionarão problemas futuros. 

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário