A importância do conhecimento específico na advocacia

marielly Colombo
marielly Colombo marielly Colombo
3 Min Read
José Pedro Said Júnior

Atuar como um advogado generalista é bom, mas sabia que ter uma especialização pode ser ainda melhor? O advogado criminalista José Pedro Said Júnior — com cerca de 30 anos de experiência e atuação — considera o conhecimento específico algo fundamental na carreira do advogado, isso porque, unido ao conhecimento generalista, traz uma série de possibilidades ao profissional e ao seu escritório.

Adotar um conhecimento específico é de extrema importância ao advogado que deseja se destacar no mercado. Isso porque, quanto mais o advogado souber sobre um assunto, maior será o leque de clientes que irão procurá-lo, visto que grande parte desses estão em busca de especialistas que solucionem suas questões.

Para o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, deve-se levar em conta o seguinte aspecto: a área de Direito é extremamente competitiva, por isso, o advogado que seleciona uma área de atuação conquista uma posição de referência e adquire conhecimento que lhe assegura esse status. 

Entretanto, é importante ressaltar que, se posicionar como especialista não exclui as possibilidades de atuar como advogado generalista. O profissional deve compreender que a especialização em um determinado conhecimento apenas lhe permite atuar em um nicho mais afunilado e conquistar mais clientes. Ainda assim, o advogado criminalista José Pedro Said Júnior reforça que é possível propagar para os clientes que você está apto a exercer o ofício em demais áreas.

Dessa forma, se você se mostra como um advogado competente e de alta qualidade, não há porque o cliente não indicá-lo a demais pessoas de seu círculo ou, até mesmo, procurá-lo para solucionar outros conflitos. Afinal, o que permite a sua atuação, mais do que seu conhecimento, é a sua habilidade de estabelecer um relacionamento de confiança com os clientes.

Mas, afinal, como escolher uma área do Direito?

Segundo o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, o Direito é uma área com vasto leque de possibilidades. Apesar de existirem áreas que se tornam tendência de mercado, é fundamental que o profissional escolha de acordo com seu interesse e, a partir disso, escolha no que investirá sua vocação. Além do mais, pode ser que estudando uma determinada área, se descubra novas especializações internas. 

E, após a especialização, o profissional deve entender que o caminho do estudo não se encerra. O Direito é uma área que acompanha as transformações da sociedade, por isso, novas legislações e mudanças nas esferas sociais podem impactar diretamente em sua área de especialização. Sendo assim, não deixe de acompanhar as tendências, participar de cursos, eventos e palestras, realizar networking e utilizar a internet a seu favor para adquirir novas informações.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário