O que é Lambrusco? Conheça o famoso frisante italiano

marielly Colombo
marielly Colombo marielly Colombo
3 Min Read

Você sabe o que é Lambrusco? Esses vinhos, produzidos na região da Emília-Romagna, têm sabor frutado e adocicado e se tornaram muito populares no Brasil nos últimos anos.

Ao contrário do que muitos pensam, porém, não se tratam de espumantes, e sim de vinhos frisantes. Por isso, apresentam uma efervescência sutil e um leve frescor no paladar.

Quer descobrir mais sobre a origem e as características desse famoso frisante italiano? Continue a leitura até o fim!

Origem
Os vinhos de Lambrusco são um dos tipos mais antigos existentes no mundo. Há indícios históricos que a civilização etrusca, que viveu na região da Emília-Romagna, na Itália, durante primeiro milênio antes de Cristo, produzia bebidas a partir da uva de mesmo nome.

Séculos depois, os romanos chegaram a elaborar versões frisantes dos vinhos de Lambrusco, por meio de uma segunda fermentação que ocorria dentro das ânforas.

Durante os anos seguintes, os habitantes do norte italiano continuaram produzindo vinhos a partir da uva. No século 16, o médico e escritor Andrea Bacci afirmou que, na cidade de Modena, a uva dava origem a “vinhos espumantes e perfumados para bolhas douradas, se forem despejados em copos”.

Foi no século 18, com a implementação das garrafas tipo Borgognona, que foi possível armazenar os vinhos de Lambrusco sem que eles perdessem sua perlage residual, conservando uma de suas principais características.

Sua popularização a nível mundial só viria na década de 1970. Isso porque ele passou a ser altamente consumido nos Estados Unidos, chegando a representar 50% das garrafas importadas no país.

Consequentemente, os Lambruscos também começaram a chegar com mais força ao mercado brasileiro nos anos seguintes, agradando os paladares de muitos consumidores.

O que significa Lambrusco
Não se sabe ao certo como surgiu a palavra Lambrusco, mas ela é utilizada pelo menos desde o Império Romano. Há registros de escritores como Virgílio e Varrone que já chamavam a uva pelo nome que tem até os dias de hoje.

A explicação mais comum é que a palavra é de origem latina, sendo a junção de labrum (margem do campo) e ruscum (planta selvagem), ou seja, “planta selvagem que cresce às margens do campo”.

Características
O Lambrusco é constantemente lembrado como um dos “vinhos de entrada” para quem não tem hábito de consumir a bebida. Isso porque tem um sabor levemente adocicado (mesmo em suas variações secas), com bastante acidez e taninos pouco evidentes.

Embora seja mais comum encontrá-lo em versões tintas, também há rosés e brancos disponíveis.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário