Conheça os prós e contras de veículos elétricos no Brasil

marielly Colombo
marielly Colombo marielly Colombo
3 Min Read
Marcio Alario Esteves

O empresário Marcio Alario Esteves é entusiasta no mundo automotivo e tecnológico, dessa forma, está sempre atento às novas transformações e tendências que o mercado desenvolve. Por isso, aborda o tema à nossa redação em relação aos prós e contras de carros elétricos. Confira o artigo e saiba mais sobre essa tendência que vai dominar o mercado mundial de carros até 2030.

É o que dizem os especialistas. A previsão é que até 2030 os carros elétricos tomem conta de boa parte dos veículos em circulação. Por isso, o empresário Marcio Alario Esteves explica que é uma tendência cada vez mais latente no mercado.

Prós

  • Eficiência
  • Emissões
  • Segurança
  • Custos

Contras

  • Recarga demorada
  • Pontos de recarga escassos
  • Baterias

A começar pela eficiência, um veículo elétrico dispõe de muitas vantagens para o condutor. O empresário Marcio Alario Esteves explica que os benefícios são inúmeros, como redução de custos, autonomia e segurança.

Em relação às emissões, o veículo movido a energia elétrica é considerado mais limpo por não emitir gases poluentes na atmosfera. Contudo, há uma ressalva no que diz respeito à produção de baterias desses mesmos carros. Marcio Alario Esteves explica que a produção e recarga de baterias podem gerar gases CO2, por isso, é um ponto a ser estudado pelos engenheiros.

Além disso, Marcio Alario Esteves comenta a enorme vantagem dos veículos elétricos: são considerados mais seguros se comparados aos veículos tradicionais. A explicação para esse fato se deve ao menor centro de gravidade, isto é, as chances de capotamentos e acidentes são bem menores.

Outro fato positivo é a redução de custos, pois o custo de abastecimento de um carro elétrico é menor se comparado aos combustíveis disponíveis no mercado. Contudo, vale ressaltar que o valor de um carro elétrico ultrapassa a faixa de 100 mil, por isso, pode ser considerado como um investimento a longo prazo.

Em se tratando das desvantagens, com os reajustes tarifários, reservatórios em escassez e diversos outros problemas referentes ao abastecimento de energia elétrica, esta pode subir em níveis alarmantes. Mas para isso, fontes de energia sustentável podem ser uma solução.

Além disso, ainda no que diz respeito à recarga, Marcio Alario Esteves explica que essas podem ser demoradas, sem contar com a escassez de pontos de recarga no país. Desse modo, são pontos que devem ser levados em consideração na hora de adquirir um veículo elétrico.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário