Como administrar um pequeno negócio

Giampiero Rosmo
Giampiero Rosmo Giampiero Rosmo
2 Min Read
Marco Antonio Carbonari

O empresário Marco Antonio Carbonari é um grande empreendedor, por isso, detendo ampla experiência e conhecimento sobre o mercado e o setor financeiro, convidamos o empresário para discorrer sobre como administrar um pequeno negócio, tendo em vista a ascensão desse mercado nos últimos tempos. Dessa maneira, se você possui uma micro empresa e deseja expandir suas vendas e aumentar seus resultados, confira agora o artigo abaixo. 

Planejamento estratégico

O empresário relembra a importância de elaborar um bom planejamento estratégico. Se você deseja expandir a visibilidade de sua marca, aumentar a lucratividade e outras metas, é essencial elaborar um plano de ação. Desse modo, analise o mercado, faça uma análise SWOT para entender as oportunidades e as fraquezas de sua empresa e, com isso, aprimore seus resultados.

Aprimore e otimize processos

- Advertisement -

Outro ponto que Marco Antonio Carbonari traz à tona é a importância de realizar aprimoramentos nos processos internos, isto é, sempre pense em como agilizar e otimizar os processos e atividades em seu negócio, pois isso garantirá inúmeras vantagens ao negócio. Sobre esse tema, o empresário explica que não é necessário um investimento milionário em softwares de gestão, basta pensar em otimização de processos nesse primeiro momento.

Controle financeiro 

Além disso, em se tratando sobre otimização e gestão de processos, o empresário Marco Antônio Carbonari ressalta a necessidade de manter um alto controle financeiro sobre as movimentações e transações financeiras. Esteja atento no encargo de impostos, gestão de notas fiscais e demais atribuições ao setor financeiro, pois é inadmissível se descuidar das finanças dentro de uma empresa.

Inovação

Sempre busque inovar. Marco Antonio Carbonari alerta para a necessidade de inovação em seu negócio, seja na marca, como branding e cultura organizacional, agregando valor à identidade visual, ou nos produtos. Portanto, você, empreendedor, necessita ficar atento a toda e qualquer mudança de mercado, é preciso analisar os concorrentes não para copiá-los, mas para desempenhar funções aprimoradas. 

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário